Objetivo
No Curso de Aperfeiçoamento os educadores desenvolverão estudos e pesquisas visando conhecer os impactos do rompimento na vida econômica, política, social, cultural e ambiental dos seus alunos e de suas famílias. Com a sistematização e análise dessas informações será elaborado um Projeto Pedagógico Experimental na Sala de Aula (PPES) visando incluir o tema da revitalização na prática de sala de aula.
Nesta perspectiva espera-se ao final do processo construir, em conjunto com os educadores que atuam nas escolas públicas que ofertam a Educação Básica na região, conhecimentos e práticas que possam se organizarem torno de uma metodologia para formação de educadores ancorada no diálogo com sujeitos e seus contextos numa perspectiva participativa e comprometida com um projeto de escola articulado com um projeto de revitalização das áreas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão (RBF) na Bacia do Rio Doce em Minas Gerais.
Desenvolvimento metodológico
Tendo como propósito a formação continuada dos professores que atuam nos territórios atingidos pelo rompimento. Os princípios norteadores da/na formação ancoram-se na articulação entre o pensamento crítico reflexivo sobre os processos da reprodução social e as relações mais imediatas da vida nos territórios envolvidos no rompimento. Desta forma, a oferta buscará articular a formação com ações práticas que resultem em projetos visando a inclusão da temática referente à revitalização da Bacia do Rio Doce no contexto escolar. Com isso, o tempo e o espaço do acontecimento e os princípios anunciados nos referenciais teóricos e metodológicos organizam a matriz curricular em percursos formativos. Estes percursos ocorrem em tempos/espaços concomitantes e/ou alternados. O que é comum para todos são os conteúdos a serem trabalhados.
Percurso 1 – Formação de Professores Referência
Percurso 2 – Formação de Formadores
Percurso 3 – Formação de Tutores
Percurso 4 – Formação dos Cursistas
Turmas

